Membros e servidores da PGE participam do Programa Hub Gov RO sobre Inovação e governo do futuro.

Com o objetivo de desenvolver uma cultura voltada para inovação, buscando eficiência na gestão e melhores serviços para os cidadãos, membros e servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE RO) participam do Curso de Inovação – Programa Hub Gov RO. O objetivo é desenvolver, no âmbito da PGE, mecanismos que trarão aos cidadãos rondonienses maior acesso aos serviços do estado através da plataforma digital única desenvolvida pela instituição, inspirados na expertise do E-Estônia.

Iniciado em maio, o Programa Hub Gov RO, integrado ao Programa Estadual de Inovação, objetiva capacitar os servidores públicos de Rondônia no intuito de desenvolver uma cultura voltada à inovação, na busca da eficiência na gestão e excelência nos serviços prestados aos cidadãos, com melhores práticas para a Administração Pública. 

Tendo em vista que a instituição tem como diretrizes institucionais a dedicação nos serviços prestados e a contribuição efetiva no atendimento da sociedade, observou-se a deficiência na utilização dos serviços e na promoção dos direitos aos cidadãos tendo em vista o excesso burocrático vivenciado em diversos órgãos. A PGE é um mecanismo essencial na preservação do interesse público, que deve ser tomado em sua acepção mais ampla, no sentido de que sejam prestados bons serviços à sociedade. Desta forma, a instituição tem utilizado o aprendizado e as ferramentas fornecidas por meio do Programa Hub Gov para dar início à inovação dentro do Estado, a partir da sua atuação.

O procurador Cássio Bruno Castro Souza, atuante no curso, falou da importância do Programa para o aperfeiçoamento dos servidores da instituição. “ A participação da PGE no Hub Gov é importante para aperfeiçoar seus servidores, possibilitando que sejam apresentadas estratégias de inovação governamental e institucional para tornar o serviço da Procuradoria mais eficiente e melhorar a vida do cidadão rondoniense”, disse.

Para Taíse Guilherme Moura, servidora da instituição e participante do curso, a PGE como ferramenta essencial do Estado para a preservação do interesse público, precisa transformar os problemas identificados na instituição em soluções criativas. “Prestando-se bons serviços à sociedade e servindo para promoção da justiça social, com intuito de melhoria do acesso aos serviços públicos, inspirados em práticas já balizadas em outros países, idealizamos uma nova forma de comunicação/atendimento/acesso dos serviços públicos por toda população do Estado, do empresário ao cidadão mais humilde, de todas as localidades e níveis sociais. Como servidora pública, me sinto honrada em participar deste Programa ao lado de outros servidores e procuradores, unindo nossas ideias para melhoria do fornecimento dos serviços públicos. É uma experiência que ficará marcada em minha trajetória profissional e de vida, principalmente, quando verificarmos na prática as ideias que estamos trabalhando para a população do Estado de Rondônia”, enfatizou.

A servidora Melina Alves de Souza Boretti Brasil, relatou as dificuldades enfrentadas pela instituição no acesso pelo cidadão aos serviços públicos mais essenciais a partir de práticas e ferramentas desenvolvidas durante o curso e enfatizou que a PGE está trabalhando para desenvolver soluções rápidas e inovadoras. “ Por meio da orientação que tivemos no Hub Gov, identificamos que hoje há dificuldades de acesso aos serviços públicos mais essenciais, seja pela indisponibilidade física de órgãos em determinadas localidades, seja pela necessidade de prestação de informações e apresentação de documentos repetidos em cada atendimento. Embora essa última questão possa parecer banal, precisamos sempre ter em conta aqueles menos favorecidos que muitas vezes não têm condições financeiras para se deslocar até os órgãos mais distantes ou para providenciar cópias de documentos. Identificado este problema, inspirados na experiência socialmente positiva que a Estônia obteve com o desenvolvimento do E-Estônia, concluímos que a solução para ampliar o acesso seria o desenvolvimento de uma plataforma digital que possa ser acessada pelo cidadão a partir de qualquer equipamento com conexão à internet”, disse.

Melina concluiu falando sobre sua experiência no Programa. “Enfim, são muitas ideias em construção e participar do Hub Gov tem sido uma experiência incrível pela possibilidade de desenvolver, no âmbito da PGE, mecanismos que trarão aos cidadãos rondonienses maior acesso aos serviços do estado, desde aqueles que moram na Capital, até os do interior, passando pelas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Assim, podemos também mostrar à sociedade que a atuação da PGE/RO vai muito além da defesa processual do Estado, sendo um verdadeiro mecanismo de cidadania”.

Sobre o Programa 

Em 2017, a WeGov lançou o Programa Hub Gov 2017, com o tema Governo do Futuro. O HubGov é um programa interinstitucional de inovação em governo. Nesse programa, a WeGov auxilia os participantes de instituições públicas a propor soluções inovadoras para um desafio institucional, por meio de trilhas de aprendizado e mentorias. Tudo isso em um ambiente colaborativo para inspirar as equipes na criação de protótipos e soluções inovadoras (coworking).

O Hub Gov objetiva, acima de tudo, formar pessoas capazes de pensar nos desafios de forma criativa, cooperativa, com a visão do usuário final do serviço público – o cidadão. Desta forma, os participantes serão estimulados a refletir sobre significado, valor, funcionalidade e forma dos serviços desenvolvidos pelas instituições, sugerindo processos iterativos e incrementais de prototipação para co-criarem soluções relevantes no dia a dia.

PGE/RO – ASCOM



Deixe um comentário

Este website utiliza cookies para otimizar sua experiência.