PGE institui os primeiros processos do Projeto MAPEAR.

Após realização de oficinas de validação dos fluxos técnicos, a PGE institui Portarias (Portaria nº 788/2021 e Portaria nº 835/2021) que regulamentam os primeiros processos validados do Projeto MAPEAR.

Desde abril de 2021, a Procuradoria Geral do Estado (PGERO) vem desenvolvendo e executando atividades de mapeamento, padronização e otimização dos processos e rotinas chave da instituição, visando a  celeridade dos procedimentos judiciais e administrativos e a modernização dos sistemas de gestão de processos, propiciando melhorias aos usuários internos e externos, bem como membros, servidores e estagiários do órgão. Sob a coordenação do gabinete do Procurador Geral, o projeto MAPEAR baseia-se na metodologia BPMS (Business Process Management Suite ou System), que trata de um conjunto de sistemas que automatizam a gestão dos processos de negócio.

Oficina do Projeto MAPEAR.

Com a necessidade de promover o aprimoramento dos processos de trabalho no âmbito institucional, por meio da estruturação de uma metodologia que permita uma análise detalhada dos processos, contribuindo para a gestão do conhecimento, a PJE, através do Projeto, busca elaborar padrões de excelência e transparência aos atos de gestão dos processos internos de trabalho.

Dentre as atividades consolidadas pelo MAPEAR, a PGE regulamenta o fluxo e aprova o diagrama visual dos processos de pagamento de obrigações de natureza pecuniária, através da Portaria nº 788/2021, publicada no DIOF RO nº 193, de 27 de setembro de 2021. Definido inicialmente como prioritário, consolidada após estudos de tempos e métricas de pagamento para efeito indicador de qualidade de gestão, metas de prazos de pagamentos. Com as métricas definidas, a instituição pretende trazer mais previsibilidade e tranquilidade para os fornecedores quanto aos prazos de pagamento e, consequentemente, melhorar a qualidade das aquisições realizadas pelo órgão.

Outro ato normativo instituído, resultado da elaboração de Fluxos de trabalhos e consolidados através de Oficinas de validação, é a Portaria 835/2021, publicada no DIOF RO nº 193, de 27 de setembro de 2021. Tal norma regulamenta o Fluxo e aprova o diagrama visual dos processos de entrada de novos servidores, implantação em folha de pagamento, desligamento de servidores e pagamento de verbas rescisórias realizadas pela PGE, em que servirá de base para automação do Sistema Pessoas, desenvolvido pela equipe da Gerência de Informática (GEINFO) da PGE.

Para os próximos meses, serão redesenhados os processos do Núcleo em Litigância em saúde, setor de contratos, controle interno, setor de logística, além da reestruturação do setor consultivo da PGE.

PGE/RO – ASCOM



Deixe um comentário

Este website utiliza cookies para otimizar sua experiência.