PGE adota hashtag “#paratodosverem” como ferramenta de inclusão em redes sociais.

A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGERO) passa a adotar, em suas redes sociais, o uso da hashtag “Para Todos Verem”. A alternativa tecnológica inclusiva, utilizada para descrever imagens, tem o objetivo de tornar o acesso à informação mais democrático a partir dos meios digitais, para pessoas com deficiência visual, além de expandir a acessibilidade e o alcance das notícias e conteúdos sobre a instituição.

A hashtag é uma ferramenta que viabiliza proporcionar uma comunicação não apenas para os cegos ou grupos específicos de pessoas, mas para todos, garantindo maior acessibilidade e interação com o público que deseja atingir. A descrição feita a partir dela possui algumas especificidades como, por exemplo, descrever o que contém na imagem, as informações escritas contidas nela e leitura ocidental, isto é, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Sobre a iniciativa, o procurador do estado Fábio Sousa Santos afirma que “  ”

De acordo com dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem no Brasil mais de 35 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, em Rondônia esse número ultrapassa 280 mil. O uso das redes sociais pode ser feito com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo, desde que as imagens sejam descritas por quem as posta.

PGE/RO – ASCOM



Deixe um comentário

Este website utiliza cookies para otimizar sua experiência.