- 9 de maio de 2022
- Posted by: Alinne Assis de Ozeda
- Categories: Destaque, Notícias e Eventos

A capacitação inclui atividades teóricas e práticas, e foi dividida em etapas.
A primeira etapa do Programa de Desenvolvimento da Liderança promovido pela Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO) capacitou 25 gestores da Administração Superior e Diretorias Estratégicas. Foram abordados os temas “Pensamento Sistêmico e Visão Estratégica”, “Inovação e Cultura inovadora” e “Desafios da Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas”.
Tendo em vista essa intenção institucional e para criar de forma coletiva o Programa de Formação, a PGE/RO contratou a Fundação Dom Cabral, que é referência internacional no desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e capacitação.
Nessa fase, participaram os servidores da alta administração da instituição, para aprimoramento das competências de liderança estratégica, onde houve a troca de experiência entre os participantes e os professores da Fundação. O Procurador-Geral e o Secretário-Geral também marcaram presença no treinamento, que finalizou em março.
A Procuradoria está investindo de maneira incessante para oferecer capacitação ao seu corpo de colaboradores e todos devem participar, pois, a chave do sucesso é a participação ativa e interessada das pessoas.
O Corregedor-Geral, Aparício Paixão Ribeiro Júnior, explicou a importância de ofertar esses treinamentos. “O curso tem duas principais finalidades: preparar os procuradores e procuradoras do Estado e, os servidores para o papel de liderança, que é essencial ao cargo e que passa a ser diariamente presente com a ampliação da carreira de apoio; tornando assim, mais pessoas preparadas e disponíveis para o exercício das diversas funções e papéis de liderança institucional no futuro”, comentou ele.
Esse Programa é aplicado ainda por meio de três trilhas de aprendizado, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. A soma dessas etapas se dará através das mudanças comportamentais e gerenciais.
Veja como funciona:
1ª trilha – Gestores da Administração Superior e Diretorias Estratégicas (concluído)
Aprimoramento das competências, de uma forma estratégica.
2ª trilha – Procuradores (19/05 a 24/06)
Os principais objetivos do curso são desenvolver habilidades estratégicas na área de gestão de pessoas, inovação e transformação digital no setor público.
3ª trilha – Todos os servidores (data a definir)
Diversas pessoas de cargos e níveis diferentes poderão participar, com intenção de reconhecer que a liderança é um cenário que demanda competências relacionadas à gestão de pessoas e execução, projetos e processos no setor público.
Em relação às vagas, ao todo, mais de 100 oportunidades estão disponíveis para contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada.
PGE/RO – CRP