PGE/RO integra Fórum Permanente de Equidade e Diversidade

A atuação conjunta de representantes das procuradorias de todo o país promoverá a inclusão nas instituições.

A Procuradora do Estado Tais Macedo de Brito Cunha representará a Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia no Fórum Permanente de Equidade e Diversidade (FPED), vinculado ao Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg).

O FPED foi instituído no final de 2022, a fim de viabilizar às procuradorias estaduais brasileiras a possível realização de um diagnóstico institucional sobre os membros e servidores das PGEs. O fórum reúne representantes das procuradorias de todo o país para fomentar ações de promoção da pluralidade e bem-estar dos colaboradores das procuradorias do Brasil.

A primeira etapa do diagnóstico é um formulário para levantar informações acerca da força de trabalho da Advocacia Pública Estadual sob a perspectiva de gênero, raça, orientação sexual e deficiências. O formulário encontra-se em andamento e foi divulgado nas procuradorias estaduais, inclusive na PGE/RO. Os resultados serão agrupados em estatísticas e divulgados no final do ano, possibilitando o desenvolvimento de programas que estimulem o bem-estar e a diversidade nas PGEs.

A procuradora Tais Cunha ressaltou a importância da PGE/RO ter uma representante no Fórum.

A participação da PGE/RO reforça o compromisso da instituição em promover a inclusão em seus quadros. E para que tenhamos resultados que possam contribuir para este propósito, é muito importante a adesão dos procuradores, servidores e estagiários. Quanto mais formulários forem respondidos, melhor a qualidade dos dados e mais fidedigno será o diagnóstico da nossa instituição. As respostas são anônimas e o formulário não é extenso, levando menos de cinco minutos para responder.”, comentou.

A representação da procuradora Tais Cunha no FPED reforça o compromisso da PGE/RO em contribuir com estratégias para promoção da inclusão e pluralidade, promovendo mais transparência e diálogo com a sociedade a respeito da composição dos quadros da Procuradoria.

PGE/RO – CRP



Deixe um comentário