- 20 de setembro de 2023
- Postado por: Alinne Assis de Ozeda
- Categorias: Destaque, Notícias e Eventos

Sistema Kanoê foi estudado para ser aplicado na instituição piauiense.
A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO) e a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI) ratificaram, na manhã desta quarta-feira (20), o convênio firmado entre as instituições, cujo objeto é a cessão de uso do Sistema de Advocacia Pública Digital (Kanoê), desenvolvido pela PGE/RO.
Na oportunidade, o Procurador-Geral de Rondônia, Thiago Denger Queiroz, o Secretário-Geral, Fábio Henrique Pedrosa Teixeira, os Procuradores do Estado de Rondônia Franklin Silveira Baldo e Kherson Maciel Gomes Soares, o Diretor Executivo, Giordani dos Santos Lima e o Diretor de Tecnologia da Informação da PGE/RO, Romário do Nascimento Oliveira receberam o Procurador-Geral do Piauí, Francisco Gomes Pierot Júnior, o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Victor Lima, os Chefes Adjuntos da Procuradoria Judicial, Francisco Diego Moreira Batista e Paulo Victor Alves Maneco, e o Gerente de Tecnologia da Informação da PGE/PI, Sérgio Baião.
A PGE/PI solicitou a cessão do código-fonte do software e a transferência da tecnologia, como forma de implantar um sistema informatizado e integrar a gestão de processos jurídicos, administrativos e judiciais. Foi verificado que o Kanoê atende às necessidades da instituição, no intuito de promover avanços tecnológicos no órgão e resguardar o erário público.
O Kanoê é um sistema que utiliza tecnologias modernas e inovadoras, cujo objetivo é digitalizar processos internos e unir atividades por meio de uma interface intuitiva. O sistema promove maior eficiência do trabalho dos membros e servidores da PGE/RO.
A união de sistemas para informatizar procedimentos legais e administrativos tem o potencial de encurtar o tempo de processamento, simplificar o acesso a dados e otimizar o funcionamento de instituições governamentais. Ao adotar um sistema integrado, como o Kanoê, é possível eliminar a criação de um novo sistema com as mesmas funções de gerenciamento de processos, evitando despesas públicas supérfluas e aprimorando o processo em questão.
O Procurador-Geral do Estado de Rondônia, Thiago Denger, declarou a importância da parceria entre as instituições.
“A concessão do uso do Sistema Kanoê pela PGE/RO à Procuradoria Geral do Estado do Piauí representa uma parceria essencial para a melhoria da eficiência na administração pública e no sistema jurídico. Essa cooperação permite a transferência de tecnologia e conhecimento, capacitando o Piauí a integrar e otimizar sua gestão de processos. Além de economizar recursos públicos, essa iniciativa demonstra o poder da colaboração entre estados em prol de um serviço público mais eficiente, fortalecendo o acesso à justiça para a sociedade”.
A cessão do uso do Sistema Kanoê irá promover o compartilhamento mútuo de informações entre as procuradorias, bem como a constante implementação de melhorias do sistema, o que irá contemplar ambas as instituições.
Para a Procuradoria do Estado do Piauí, este acordo mostra-se fundamental, uma vez que possibilitará o compartilhamento de informações mútuas de maneira eficiente e colaborativa. De um lado, a cessão do uso do sistema Kanoê pela PGE/RO representará uma oportunidade valiosa para melhoria dos processos e recursos dessa instituição. Em contrapartida, a PGE/PI se compromete a compartilhar novidades na solução tecnológica contribuindo para a implementação constante de melhorias no sistema, resultando em uma atuação mais eficiente e de maior qualidade por parte da Procuradoria de Rondônia.
A assinatura do acordo entre a PGE/RO e a PGE/PI faz com que o investimento público no desenvolvimento do Sistema Kanoê seja benéfico para a sociedade como um todo. Esse intercâmbio de conhecimento e recursos certamente fortalecerá a parceria entre os estados e promoverá um serviço público mais eficaz.
PGE/RO – CRP