A concessão dos títulos honoríficos não apenas celebram o mérito individual, mas também destacam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Na tarde desta última sexta-feira, 29, a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) prestigiou a sessão solene que homenageou personalidades jurídicas com títulos honoríficos de cidadãos honorários de Rondônia, além da entrega de medalha do mérito cultural Amizael Silva. Representada pelo Procurador-Geral do Estado de Rondônia, Thiago Denger Queiroz, o evento ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO).

Na ocasião, o Procurador-Geral representou o Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, e integrou a mesa de honra ao lado de outros representantes de órgãos e instituições do Estado.

Conduzida pelo deputado estadual Cirone Deiró, a solenidade enfatizou a relevância de prestar homenagens às personalidades do campo jurídico que desempenham um papel fundamental no fortalecimento da advocacia e de outras instituições, atendendo a um pedido especial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO).

Dentre os homenageados com título, estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Luiz de Almeida Mendonça, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Carlos Ferreira, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral. Na oportunidade também foi agraciada a professora Cláudia Mansani Queda de Toledo, doutora em Direito Constitucional com ênfase na área de direitos fundamentais, com a medalha do mérito. 

Em seu discurso, o Procurador-Geral registrou os diferentes períodos que marcaram a história do estado de Rondônia, destacando como hoje, em que quatro destemidos pioneiros se unem nessa rica trajetória.

“É uma honra estar aqui representando nosso governador do estado e falar aos homenageados. Rondônia tem uma história muito interessante, ela é formada por ciclos , ela foi colonizada por ciclos. Primeiro ciclo da borracha, Segundo Ciclo da borracha, do integrar para não entregar. Para cá vieram pessoas honradas, trabalhadoras, guerreiras, verdadeiros destemidos pioneiros. Então hoje, os senhores, passam a integrar esse hall de destemidos pioneiros. Hoje, Rondônia conta com mais quatro cidadãos que vem a somar e vem a orgulhar o nosso estado. Isso é um orgulho para nós, cidadãos rondonienses. Essa diversidade é que faz o nosso povo ser aguerrido e sempre buscar por dias melhores. Obrigado, parabéns e bem-vindos a Rondônia.”

A concessão dos títulos honoríficos de cidadãos honorários de Rondônia e a entrega da medalha do mérito cultural Amizael Silva são gestos que transcendem o âmbito jurídico, pois representam a valorização daqueles desempenham papéis cruciais na promoção da justiça e na manutenção do Estado de Direito. Essas honrarias não apenas celebram o mérito individual, mas também destacam o compromisso desses homenageados com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

PGE/RO – CRP



Deixe um comentário