A reunião entre essas duas Procuradorias Gerais do Estado possibilitou uma valiosa fonte de aprendizado e inovação mútua.

Na manhã da última quarta-feira (25), a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), representada pelo Diretor Executivo, Giordani dos Santos Lima, e pelo Diretor de Tecnologia da Informação, Romário do Nascimento Oliveira, deu um passo significativo na busca pela inovação ao se reunir com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE/RJ), representada pela Coordenadora de Apoio à Gestão, Leticia Giachini, pelo Assessor de Governança de Tecnologia da Informação, Ronaldo Rossi e pela Gerente de Suporte Processual, Ismenia Ávila. O encontro teve como foco a discussão e troca de ideias sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no aprimoramento dos serviços jurídicos.

Para Giordani, a PGE/RJ encontra-se no mesmo estágio que a PGE/RO no que diz respeito à automação dos processos, denominada genericamente como “inteligência artificial”. No entanto, há uma diferença: a Procuradoria do Rio de Janeiro utiliza a IA para identificar áreas temáticas por meio da leitura das petições iniciais, aprimorando a distribuição de casos. 

De acordo com a PGE/RJ, o próximo passo é a implementação da IA LEVI, que além de distribuir processos, gerará minutas de pareceres com base em dados históricos já armazenados em seu sistema.

O Diretor Executivo da PGE/RO ainda enfatizou que as duas instituições, apesar de estarem em diferentes estágios de implementação da IA, possuem um objetivo comum de modernizar e melhorar seus processos internos. Ambas exploram o potencial da IA ​​para aumentar a eficiência, especialmente na gestão e distribuição de processos e na elaboração de pareceres jurídicos.

No contexto da busca por inovação no campo jurídico por meio da Inteligência Artificial, a reunião entre a Procuradoria Geral de Rondônia e a Procuradoria Geral do Rio de Janeiro foi um passo importante. Durante esse encontro, ambas as partes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, discutir os desafios que enfrentam e trocar insights relacionados ao uso da IA nesse setor específico. Como resultado, a reunião entre as duas Procuradorias possibilitou uma valiosa fonte de aprendizado e inovação mútua, permitindo que ambas as instituições se beneficiem da expertise e das abordagens inovadoras uma da outra.

PGE/RO – CRP



Deixe um comentário