logo PGE 2023 horizontal cor positivo

Programa Rondônia Segura: procuradora faz parte da parceria

A solenidade de lançamento do programa aconteceu em Porto Velho, com a presença do governador Confúcio Moura , do vice-governador Daniel Pereira, e de secretários estaduais, que participam do acordo de cooperação do Programa Rondônia Segura.

O procurador Geral do Estado de Rondônia Juraci Jorge da Silva, ao comentar o programa destacou a necessidade do desenvolvimento de mecanismos de integração entre as polícias no combate ao crime organizado. “A única forma de combatê-lo é com planejamento, inteligência e capacidade de atuação. O Governador Confúcio Moura, e todos os secretários de Estado estão de parabéns pela iniciativa”, disse.

A procuradora Tais Cunha, que é presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, também foi a representante da Procuradoria Geral do Estado no evento. “A interlocução e parceria entre os diversos órgãos e entidades do Estado e da Sociedade Civil são imprescindíveis para alcançarmos bons resultados na implementação da política pública. O Conselho Estadual de Direitos Humanos é mais um parceiro para o Programa Rondônia Segura e está desenvolvendo um projeto específico para colaborar com essa proposta: o Viver Juntos”.

O programa terá a participação de todas as secretarias, e buscará o apoio de todos que possam contribuir com a segurança pública. “Vamos todos atuar estrategicamente para fortalecer e combater a violência que se espalhou em nosso Estado, explicou o secretário de segurança do Estado, Coronel Bombeiro Lioberto Ubirajara. Segundo o secretário, o projeto promove uma mudança de pensamentos, para combater a criminalidade e que envolverá os jovens em atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. “Já temos muitos projetos em andamento”, disse o Coronel Ubirajara.

O governador Confúcio Moura convocou todos os secretários e servidores públicos, para que eles possam se unir para que o projeto possa funcionar como foi pensado. “Temos que nos unir para que este programa dê certo”, Explicou. Confúcio falou ainda da parceria entre as forças de segurança de outros estados que, trabalharão em conjunto com as polícias de Rondônia, e que farão ações de repressão ao tráfico na faixa de fronteira com a Bolívia. “Nossa missão será a de combater o tráfico em Rondônia para diminuir a venda e o consumo de drogas em outros estados”, afirmou o governador.

Foi quando o país ainda discutia como evitar a violência nos presídios brasileiros, principalmente no norte do país, que se começou a pensar o Programa Rondônia Segura. Para o governador Confúcio Moura, este é o primeiro passo para avançar contra a violência que assusta as famílias de Rondônia.

 

FONTE

TEXTO: PAULO BESSE

FOTOS: MAURO BARROS E PAULO BESSE

PGE-RO: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE RONDÔNIA

 

Governador Confúcio Moura, participou com secretários do evento de lançamento do Programa Rondônia Segura.

Compartilhar:

Edit Template