logo PGE 2023 horizontal cor positivo

PGE RO – 33 anos

 

“O sentimento que flama no coração institucional da Procuradoria é o de colaboração com as demais instituições democráticas, colaboração esta que busca-se estreitar a cada dia, como diálogo constante e atuação coordenada nos estritos limites da ordem jurídica, visando sempre alcançar o interesse público e o melhor para a população rondoniense mediante viabilização de políticas públicas”.

É com esse sentimento que o Procurador-Geral do Estado, Maxwel Mota de Andrade, homenageia a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia – PGE pelos 33 anos de sua existência, comemorados hoje (25).

Pautada por princípios constitucionais basilares, a PGE tem por missão defender o Estado de Rondônia com base na ética e na legalidade, contribuindo efetivamente para a otimização da Administração Pública em prol da sociedade. A instituição desempenha papel direto na defesa das políticas públicas desenvolvidas pelo governo objetivando, sempre, alcançar o melhor resultado frente ao interesse público.

Dentre as atribuições da PGE estão, por exemplo, a representação judicial e extrajudicial em matéria fiscal, prestando consultoria à Secretaria da Fazenda, tendo como responsabilidade a inscrição, controle e cobrança da Dívida Ativa do Estado de Rondônia, seja pela via administrativa ou mediante a execução fiscal.

Além disso, atua na consultoria jurídica da administração Pública estadual nos assuntos relativos às matérias administrativas, no que se refere a contratos, convênios, licitações, permissões, concessões, autorizações, com emissão de parecer em processos administrativos para garantir a transparência e a legalidade dos atos administrativos estaduais. 

Com uma atuação nobre demonstrada por resultados práticos nas ações administrativas, visando o interesse público, pautada por seus valores institucionais, como legalidade, ética, eficiência, eficácia, dedicação, comprometimento e probidade, a PGE prova sua importância como instituição na concretização das ações do governo, procurando garantir o melhor resultado frente aos desafios que surgem. 

Dia 24 – Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos

Dia 25 – Dia da ConstituiçãoDia 31 – Dia da Integração Nacional

Compartilhar:

Edit Template