Ítalo Miranda é nomeado Secretário-Geral da PGE/RO

A nomeação do Secretário-Geral irá ajudar a manter a excelência dos serviços prestados à população de Rondônia.

Foi publicada, nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial do Estado de Rondônia A Portaria nº 205 de 27 de maio de 2024, que nomeou o Procurador do Estado Ítalo Lima de Paula Miranda como o novo Secretário-Geral da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO). A nomeação marca o início de uma nova era de liderança e inovação para  a instituição.

A Secretaria-Geral é dirigida pelo Secretário-Geral, designado pelo Procurador-Geral do Estado, dentre os Procuradores do Estado estáveis. Compete à Secretaria-Geral planejar, organizar, coordenar e supervisionar a gestão administrativa da Procuradoria-Geral do Estado, em conformidade com as atribuições definidas em ato do Procurador-Geral do Estado.

Ítalo Miranda, Procurador do Estado de Classe Especial, é reconhecido por sua ampla experiência e trajetória na área jurídica. Natural de Fortaleza (CE), é Procurador do Estado desde 2012. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-graduação em Advocacia Pública pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático, e é mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal  de Rondônia (UNIR).

Durante sua carreira, desempenhou funções essenciais em diversas setoriais da PGE/RO, incluindo Procuradoria do Contencioso (PC), Procuradoria de Execuções, Cálculos, Perícias e Avaliações (PEJ), e Procuradoria do Patrimônio Imobiliário (PPI) e, mais recentemente, estava Coordenando o  Núcleo de Litigância em Massa de Saúde (NLMS). Além disso, foi Assessor Especial de Gabinete, designado para chefiar o Núcleo de Apoio à Conciliação da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

Ítalo também recebeu elogio pela Portaria n.° 622, de 28 de setembro de 2023, por atuar com dedicação e comprometimento no desenvolvimento de suas funções, demonstrando sua competência e compromisso com a excelência.

A nomeação de Ítalo Miranda é vista como um passo significativo para o fortalecimento da PGE/RO. Sua experiência profissional será fundamental para enfrentar os desafios futuros e promover uma gestão pública eficiente e transparente.