Procuradora do Estado é selecionada para lista tríplice de juiz eleitoral em Rondônia

A lista tríplice será encaminhada ao Presidente da República, que realizará a nomeação do novo juiz eleitoral.

A Procuradora do Estado de Rondônia, Taís Macedo de Brito Cunha, foi escolhida para compor a lista tríplice para a vaga de juiz eleitoral do Tribunal Pleno Administrativo da Justiça de Rondônia. A votação, realizada na última segunda-feira (09), ocorreu em uma sessão presidida pelo desembargador Raduan Miguel Filho e transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Rondônia no YouTube.

Além de Taís Macedo, também foram selecionados Letícia Botelho e Rodrigo Otávio Veiga Vargas. A lista tríplice será encaminhada ao Presidente da República, responsável pela nomeação do novo juiz eleitoral, conforme o que estabelece a Constituição Federal. De acordo com a Carta Magna, dos sete membros que compõem os Tribunais Regionais Eleitorais, dois são escolhidos pelo Presidente da República entre advogados de notável saber jurídico e reconhecida idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça do respectivo estado.

O Procurador-Geral do Estado de Rondônia, Thiago Alencar, destacou a importância de ter uma representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE/RO) selecionada para a lista tríplice. “É um grande reconhecimento da atuação da PGE/RO no fortalecimento das instituições democráticas, especialmente no âmbito eleitoral. A PGE/RO tem desempenhado papel essencial no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral, com atividades como a formulação da Cartilha de Orientações Eleitorais, fundamental para garantir o cumprimento das normas eleitorais e assegurar o processo democrático.”

A colaboração da PGE/RO com o tribunal eleitoral é essencial para garantir a transparência e a legalidade nas eleições, sempre com foco na proteção do interesse público.