Procurador do Estado de Rondônia apresenta tese em Congresso Nacional em Fortaleza

Na manhã desta quarta-feira (25), o procurador do Estado, Artur Leandro Veloso de Souza, apresentou sua tese no XLV Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal que acontece em Fortaleza. O trabalho trata sobre a atuação dos procuradores do Estado no processo de controle externo das contas do chefe do Poder Executivo e faz uma análise das contas de governo do Estado de Rondônia dos exercícios de 2011/2012.

A apresentação durou cerca de 15 minutos e contou com espaço para perguntas. A relatora da tese foi a procuradora do Mato Grosso do Sul, Vanessa Siqueira, e o trabalho foi aprovado com louvor. “É sempre uma honra e orgulho falar em nome da PGE de Rondônia. Esse é um congresso que envolve procuradores de todos os Estados, então a dimensão é nacional e é um desafio falar para um público tão qualificado. É uma honra ter seu trabalho aprovado com louvor a unanimidade sobre um assunto do qual eu venho me dedicando nos últimos anos e isso só engradece a minha vida acadêmica e profissional”, disse o procurador do Estado.

O procurador do Estado, Artur de Souza, escuta a avaliação do seu trabalho

Além da defesa de teses, o Congresso conta com painéis, conferências e palestras ministradas por profissionais de renome nacional. Entre eles, os professores doutores da Universidade de São Paulo (USP), Heitor Sica, Roberto Bedaque e Rogério Cruz e Tucci; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo.

O tema deste ano é “Direito e Tecnologia: as novas práticas da Advocacia Pública na era digital”, e aborda o papel da Advocacia Pública e do Judiciário em meio às mudanças trazidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias e de ferramentas de inteligência artificial.

Eventos que fomentam o debate sobre assuntos atuais e que abrem espaço para o intercâmbio de boas práticas institucionais são substanciais para manter uma visão holística a respeito do exercício da profissão e também para aprimorar o desempenho funcional. Por isso, o Congresso – que vai até o dia 27 deste mês – conta com a participação de um grupo de 21 procuradores da PGE-RO comprometidos em manter um padrão de qualidade nos serviços prestados ao Estado.

Da esquerda para direita: os procuradores do Estado: Brunno Corrêa, Helder Lucas,
 Israel Tavares, Willame Soares, Artur de Souza, o procurador geral do Estado – Juraci Jorge Silva- e o procurador do Estado – Alexandre Cardoso da Fonseca.

Fotos: Luciana Fonseca Azevedo
Secom – Governo de Rondônia