logo PGE 2023 horizontal cor positivo

Comissão do Planejamento Estratégico da PGE faz visita técnica ao TRT

Na manhã desta segunda, 17, integrantes da comissão de Planejamento Estratégico da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO), realizaram uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14º Região (RO/AC) no intuito de dialogar sobre o funcionamento da Secretaria de Gestão Estratégica e entender mais sobre as práticas realizadas pelo setor.

Em fase de aprovação final, o planejamento estratégico foi desenvolvido de forma participativa e teve a colaboração de todas as setoriais, regionais e gerências da PGE. Entre as técnicas definidas para a construção do planejamento, o benchmarking – que consiste em analisar boas práticas já realizadas em determinada área, no intuito de melhorar a maneira como se trabalha para alcançar um melhor desempenho – foi a ferramenta que possibilitou a troca de informações e experiências com instituições que já trabalham com a execução de planejamentos estratégicos e possuem uma expertise no assunto.

Durante a reunião, o secretário Lucas Barbosa Brum e o assistente Marinaldo Vaz de Souto Araújo Mendes, explicaram a rotina de trabalho, as atribuições que a Secretaria possui, apresentaram resultados alcançados pelo TRT e modelos de documentos importantes para a execução do planejamento e ressaltaram os principais desafios enfrentados para a sua implementação. “A execução é um ponto importante, pois elaborar o planejamento é fácil comparado a outras fases, agora colocar em prática esse planejamento como ele foi previsto é um grande desfio que requer, muitas vezes, uma mudança na cultura organizacional e mobilização dos agentes envolvidos na gestão. Quem executa não é só quem planeja, são todos da organização, por isso a importância de quem está patrocinando essa gestão e os líderes reforçarem para a equipe a relevância do planejamento”, afirma Marinaldo Mendes.


Da esquerda para a direita: Lucas Brum, secretário de Gestão Estratégica; André Brum, Ana Viégas, Priscila Lopes e Tiago Saback, integrantes da comissão de Planejamento Estratégico da PGE; e Marinaldo Mendes, assistente de Gestão Estratégica.

A parceria entre instituições públicas em casos como esse, reforça a ideia de trabalho conjunto em benefício do interesse público como reforça o secretário de Gestão Estratégica, Lucas Brum. “Eu acho importante que a gente tenha essa noção do serviço público colaborativo. Os órgãos públicos atuam com a finalidade dar uma melhor qualidade de vida para a população, eles têm o papel de efetivar essa cidadania, então quanto melhor eles possam se agrupar e trabalhar de maneira colaborativa, é melhor para o cidadão. Por isso, os órgãos públicos precisam parar de ser ilhas isoladas e compartilhar informações, ideias e perincipalmente trabalhar em conjunto com uma finalidade mais pública mesmo que é de atender a população”.

Fonte
Texto: Ana Viégas
Fotos: Ana Viégas e Débora Costa de Souza
Secom – Governo de Rondônia

Compartilhar:

Edit Template