Governo de Rondônia empossa novo procurador-geral do Estado

O Governo do Estado de Rondônia, empossou nesta quarta-feira (6) o novo procurador-geral do Estado (PGE), Maxwel Mota de Andrade. A cerimônia de posse foi auditório Jerônimo Santana-Edifício rio Pacaás Novos. O novo procurador faz parte do quadro da PGE desde 2014 e já exerceu suas funções na Procuradoria Administrativa junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e na Casa Civil.

Com a missão de estar à frente da Procuradoria Geral do Estado, órgão responsável pela representação judicial e extrajudicial da Administração Direta e Indireta de Rondônia, Maxwel firmou o compromisso de trabalhar com seriedade e com foco na evolução, dando o máximo de qualidade aos serviços desempenhados.

‘‘Estou muito otimista em dar continuidade ao trabalho que será desenvolvido, para que a gente possa evoluir, e a cada dia mais entregar um trabalho de excelência à população, pois quando a Procuradoria atua em nome do Estado de Rondônia, defendendo os interesses públicos, está atuando também nos interesses da sociedade’’, afirma o novo procurador-geral, que ainda agradeceu o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, pela confiança depositada ao lhe atribuir essa importante missão.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que representou o governador de Rondônia durante a solenidade, destacou a importância da PGE para o Estado de Rondônia e parabenizou o novo procurador pela missão.

‘‘Acredito que o governador fez uma ótima escolha e eu desejo em nome do governador que tenha sabedoria e possa fazer a diferença nesse Estado, pois nenhuma autoridade não é constituída se não for por Deus. Que as suas decisões sejam pautadas na sabedoria que vem do Alto. Me sinto muito orgulhoso de vê-lo nessa função’’, disse.

Júnior Gonçalves ressaltou ainda que a segurança jurídica dada pela Procuradoria é essencial para que o Estado continue avançando e reconheceu o bom trabalho que tem sido realizado. ‘‘Agradeço ao procurador Juraci Jorge pela postura ética, responsável, madura, e por isso deixa um legado para o Estado de Rondônia’’, avaliou Júnior Gonçalves.

‘‘Depois de sete anos e três meses estamos passando o cargo de procurador geral do Estado ao nosso colega Maxwel, e lembro da evolução que tivemos ao longo desse tempo sempre com o objetivo de defender o Estado. Quando assumi a Procuradoria foi com o compromisso de renovar, fazer com que a PGE tivesse estrutura mais aperfeiçoada como órgão de representação judicial e consultoria. Saio com a sensação de dever cumprido com a PGE e com o Estado de Rondônia’’, disse Juraci Jorge da Silva que deixou o cargo de procurador-geral do Estado.

Novo procurador destaca trajetória até chegar ao cargo do qual tomou posse na cerimônia

TRAJETÓRIA
Durante a posse, o procurador-geral ainda lembrou da trajetória de trabalhador rural até o posto de procurador-geral do Estado.

‘‘Se o tempo voltasse para o final da década de 90, no interior do Rondônia, em Ouro Preto do Oeste, falasse para um jovem vaqueiro, tirador de leite de pouco mais de 20 anos, ele se tornaria procurador-geral, não acreditaria nem nos melhores sonhos, e esse cidadão hoje está tomando posse com uma honra muita grande de representar essa instituição que é essencial, pois através da PGE defendemos todos os Poderes, e órgãos da administração pública direta e indireta’’, disse o novo procurador-geral.

Maxwel Mota de Andrade também é formado em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2001 -2006), possui Especialização em Direito Tributário com Magistério Superior (2008 – 2009), pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Possui especialização em Direito Penal e Processual Penal (2009 – 2010) pela Universidade Gama Filho, Especialização em MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões (2017 – 2019), pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Consta ainda na bagagem aperfeiçoamento internacional em Public-Private Partnerships Work: Challengers & Opportunities (2018) pela London School of Economics and Political Science. É mestrando em constitucionalismo e produção do Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A cerimônia de posse contou com a participação do deputado estadual Jair Montes, procuradores e do presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Rondônia (APER), Kherson Soares.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry