PGE-RO participa do lançamento do Manual de Uso de IA 

O manual é voltado a todos os integrantes do sistema de Justiça que busca auxiliar na compreensão dos avanços da inteligência artificial. 

A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) participou do lançamento do Manual de uso de IA para usuários do serviço judiciário, na última sexta-feira, 05 de setembro, na sede da Ordem dos Advogados de Rondônia (OAB-RO), representada pelo Procurador-Geral do Estado Thiago Alencar que compôs a mesa de honra no evento. 

O manual é uma importante ferramenta para a advocacia rondoniense que reúne orientações para as práticas e protocolos obrigatórios dos integrantes do sistema de Justiça, para o uso seguro e ético de ferramentas de IA, na prática, forense, garantindo a transparência e a melhoria de serviços para a sociedade. 

Entre os destaques da cartilha está a prevenção do risco de “alucinação” na inteligência artificial, que elas podem inventar fatos, citações para a prática jurídica e o checklist final pré-protocolo. Uma lista de orientações para antes de protocolar qualquer informação elaborada pela IA, o usuário deve verificar o conteúdo de forma completa e rigorosa, reforçando as responsabilidades legais no caso de uso de informações incorretas. 

Entre os destaques do evento estava a disponibilidade de forma gratuita para a advocacia o curso Noções Básicas de Inteligência Artificial, desenvolvido pela Microsoft, além de diversas palestras sobre a temática. 

O manual foi desenvolvido pelo Comitê de Governança em IA do TJRO em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).  

PGE-RO – Proteger Rondônia. Fortalecer Políticas Públicas.

Texto: PGE/RO – CRP

Compartilhar:

Edit Template