De 22 a 26 de abril, servidores públicos do Governo do Estado de Rondônia pendentes na atualização cadastral terão a última chance de fazê-lo.
A decisão foi anunciada em nota pelo superintendente estadual de gestão de pessoas, Sílvio Luiz Rodrigues.
“O governador Marcos Rocha prorrogou o prazo, por conta da pandemia mundial”, ele explicou.
Até a primeira quinzena de abril, 23,7 mil servidores públicos estaduais concluíram com êxito a atualização.
Com base no disposto o § 3°, Art. 5º do Decreto 24.652, de 8 de janeiro deste ano, a Segep resolveu conceder novo prazo às pessoas pendentes, no período de quarta-feira (22) até 26 (domingo).
O Portal do Servidor permanecerá disponível até o dia 30 de abril para as atualizações dos dados em análise ou reprovados. Depois disso, o funcionário não terá mais acesso para qualquer ação, diz a nota da Segep.
A atualização reprovada implica o não pagamento de salário no mês subsequente, conforme já fora anteriormente anunciado.
O dia 21 de abril, feriado nacional, foi destinado ao processamento de todos os dados colhidos até o momento. A Segep havia destinado os últimos dez dias para homologações das atualizações de última hora e das que foram anteriormente reprovadas.
Na segunda-feira (20) encerrou-se o prazo para os servidores rondonienses apresentarem possíveis alterações de endereço, certidões diversas, telefone, e-mail, foto atualizada, entretanto, centenas deles ficaram pendentes do registro de um ou outro documento.
SAÚDE
A Segep apelou às chefias das coordenações de Recursos Humanos dos órgãos de saúde pública, entre os quais, hospitais, Laboratório Central, Centro de Medicina Tropical e Policlínica Oswaldo Cruz, para a mobilização final dos servidores dessa área.
“Entendemos perfeitamente a interferência da luta contra o Coronavírus, sobre o trabalho de cada um, mas rogamos todo empenho no sentido de insistirem no acesso”, reforçou Sílvio Rodrigues.
Segunda-feira (20), a Segep constatou mais de três mil movimentações no sistema, embora esse total não signifique atualizações consolidadas. “Há pessoas com dificuldade de inserir a própria foto, e a elas apelamos que peçam o auxílio de outros que obtiveram êxito”, disse.
Lembrou que aproximadamente 80% dos servidores estão em atividade fora do Palácio Rio Madeira, em regime home office, somando-se a um grupo considerável de integrantes do grupo de risco. Ele acredita que a sobra de tempo contribua para o acerto final.
E-SOCIAL
A exigência de atualização atende a Normativa Federal que faz funcionar o sistema E-Social do Governo Federal, no qual estão inseridos servidores públicos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Há muitas atualizações reprovadas ou em análise pelo sistema.
As referências da Segep para o cumprimento dessa meta são o Decreto nº 24.652, de 8 de janeiro de 2020, e SEI0031.563587/2019-14.
PARA ATUALIZAÇÃO, ACESSE:
portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br ou sauron.sistemas.ro.gov.br
Fone de atendimento:
69 98482 4252
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia