
O procurador Geral do Estado Juraci Jorge da Silva, e o Procurador Geral adjunto Lerí Antônio Souza e Silva, homenagearam todas as assistentes de gabinete da PGE pelo dia da secretária. Os procuradores lembraram a importância das profissionais para os trabalhos da entidade. “ Graças a vocês podemos prestar um ótimo trabalho”, disseram os procuradores.
Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária.

“Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais” explica Renata Santos Bentes da Silva que é assessora do gabinete do Centro de Estudos da Procuradoria.

Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam pela internet e o arquivamento de documentos importantes. Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença, disse Geane Márcia, gerente administrativa e financeira da PGE-RO.

O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia sendo deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias. “Temos que evitar a sobrecarga de tarefas para que o trabalho de nossos diretores, que são as pessoas mais importantes e que tomam todas as decisões finais possam fazer isso com atenção e tranqüilidade”, explica Franciele Soares da Costa, assessora do gabinete do procurador geral

Para Nélia de Oliveira Sória, também assistente do gabite do procurador geral a moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta. “Tudo passa pelas nossas mãos para que possamos organizar e melhorar o trabalho e vida deles”, diz Nélia de Oliveira.

“As palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura. O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem”, conclui Nirvana Albuquerque.

FONTE
TEXTO: PAULO BESSE
FOTOS: MAURO BARROS
PGE-RO: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE RONDÔNIA
VEJA MAIS FOTOS MAIS FOTOS DA HOMENAGEM