Os novos membros do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO) foram empossados em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 01. A solenidade, realizada no Auditório Jerônimo Santana, representou o início de uma nova fase na Procuradoria de Rondônia.
Foram empossados nos cargos de Conselheiros os Procuradores do Estado Tomás José Medeiros Lima, Glauber Luciano Costa Gahyva, Brunno Correa Borges, Francisco Silveira de Aguiar Neto, Valério César Milani e Silva, Fábio Henrique Pedrosa Teixeira e Thiago Alencar Alves Pereira. Os Conselheiros se juntaram aos membros natos do Conselho Superior, o Procurador-Geral do Estado, Thiago Denger Queiroz, que atua como Presidente; o Corregedor-Geral, Haroldo Batisti; e o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (APER/RO), Kherson Maciel Gomes Soares.
O Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia é órgão deliberativo e supervisor das atividades da instituição e de cada um de seus integrantes. O Conselho exerce poder normativo em que elabora e aprova normas institucionais, dirimir conflitos positivos e negativos de atribuições entre unidades da Procuradoria Geral e deliberações em grau de recurso.
A eleição ocorreu via votação eletrônica, no dia 9 de novembro, e o anúncio dos vencedores foi realizado no mesmo dia, após a conferência dos votos. Os membros eleitos atuarão como Conselheiros durante o biênio 2023/2025.
Durante a cerimônia, o Conselheiro Tomás Medeiros discursou em nome dos empossandos e reforçou a importância da participação dos membros da carreira para a atuação eficaz do Conselho Superior.
“Esse é um momento significativo de mudança e precisamos mostrar o foco. Gostaríamos que os Procuradores trouxessem as demandas, sugestões e críticas. Precisamos da ajuda de todos”, afirmou.
O Procurador-Geral do Estado agradeceu pelo compromisso dos novos Conselheiros com a instituição, e destacou a importância do CSPG na gestão estratégica da Procuradoria.
“O Conselho Superior é um órgão novo dentro da instituição, e veio para trazer segurança ao Procurador-Geral, além de dar respaldo ao gestor em momentos complexos. Ele é uma prova de que a democracia existe dentro da Procuradoria. Participar do Conselho Superior é uma doação que demonstra o comprometimento dos membros com o crescimento da PGE/RO”, destacou.
A posse dos novos membros do Conselho Superior representa uma mudança na composição do órgão e a continuidade do compromisso da PGE/RO com a excelência, a transparência e a defesa dos interesses da sociedade rondoniense. A expectativa é que essa gestão contribua significativamente para o aprimoramento dos serviços da Procuradoria, consolidando a instituição como referência no cenário jurídico de Rondônia.
PGE/RO – CRP