Solenidade também marcou a aula inaugural do 1º Curso de Operações de Fronteira (COFRON).
A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) participou, nesta terça-feira (29), da solenidade de formatura de passagem de comando do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), realizada no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho. Na mesma ocasião, foi realizada a aula inaugural do 1º Curso de Operações de Fronteira (COFRON), voltado à capacitação de agentes das forças de segurança para atuação em regiões estratégicas de fronteira.
A PGE-RO foi representada pelo Procurador do Estado João Paulo Barbosa, que atua junto à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), integrou o dispositivo de honra do evento.
Durante a cerimônia, o Tenente-Coronel Jairo Alves Carneiro passou oficialmente o comando do BPFron ao Tenente-Coronel Jeferson Wesley Adorno de Oliveira. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes das instituições que atuam de forma integrada na segurança pública de Rondônia.
A Procuradoria tem papel essencial no fortalecimento da segurança pública, prestando apoio jurídico à SESDEC e aos comandos das forças policiais. Por meio de pareceres, análises jurídicas e acompanhamento de processos, a PGE-RO garante que ações estratégicas de combate à criminalidade sejam executadas com base na legalidade e de forma responsável.
A formatura de passagem de comando simboliza a continuidade do trabalho estratégico desenvolvido pelo BPFron na defesa das regiões de fronteira. Com o suporte técnico-jurídico da PGE-RO, as forças de segurança atuam com respaldo normativo e segurança institucional, possibilitando a implementação de políticas públicas eficazes no enfrentamento ao crime organizado. A cerimônia demonstra o compromisso do Estado com a legalidade, a proteção da população e o fortalecimento das ações integradas em segurança pública.
PGE-RO – Proteger Rondônia. Fortalecer políticas públicas.
Texto: PGE/RO – CRP