PGE/RO participa da segunda edição do Seminário RENAGEI, em Manaus.

Seminário nacional debate inovações na Advocacia Pública Brasileira

Entre os dias 24 e 26 de abril, a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO) marca presença no II Seminário RENAGEI, sediado em Manaus. O evento é uma iniciativa da Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (RENAGEI), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE/AM).

Representando a PGE/RO, participam do evento o Procurador-Geral, Thiago Denger Queiroz, o Corregedor da PGE/RO, Haroldo Batisti, o Secretário-Geral da PGE/RO, Fábio Henrique Pedrosa Teixeira, e os Procuradores do Estado, Brunno Correa Borges e Thiago Alencar.

A RENAGEI, criada em 2013, é uma rede autogerida que reúne representantes das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal, desempenhando um papel relevante na gestão do conhecimento e na promoção de estudos e pesquisas.

Com o tema “Governança, Integridade e Inovação na Advocacia Pública”, o Seminário tem como propósito estabelecer um diálogo relevante sobre Governança, Integridade e Inovação no contexto judicial brasileiro, promovendo uma conexão entre os setores público e privado para construção de uma agenda compartilhada em benefício do cidadão e do país.

O Procurador-Geral, Thiago Denger, ressaltou que a participação da PGE/RO no II Seminário RENAGEI representa uma oportunidade ímpar para o compartilhamento de conhecimentos relevantes sobre tomadas de decisões no âmbito jurídico. Além disso, enfatizou a importância do evento como um espaço para fortalecer laços de networking e para apresentar produtos e serviços inovadores no mercado jurídico. Destacou ainda que os diálogos estabelecidos durante o Seminário têm o potencial de influenciar positivamente o sistema judicial brasileiro, promovendo avanços significativos na área.

Painéis

Estruturado em quatro painéis, quatro workshops e palestras temáticas, o seminário abordará diversos temas, incluindo compliance, inteligência artificial, processos e tecnologias, e adequações na linguagem jurídica.

O uso da Inteligência Artificial (IA) pelo Judiciário é o tema do painel de abertura do encontro. “IA, Ética e Sistema Judicial Brasileiro” e “IA e o fomento à inovação no Poder Público” serão debatidos ainda na manhã do dia 25 de abril.

Pela parte da tarde, ocorrerão os painéis: “Integridade e compliance: uma agenda compartilhada entre o público e o privado”, “Inovar pessoas, processos e tecnologias: o desafio do poder público”, finalizando com “Inovação aberta”. Este último irá contar com a presença da presidente do Renagei e subprocuradora-geral do Distrito Federal, Izabela Frota Melo.

No segundo dia do encontro, após a palestra de abertura “BID e Programa de Gestão dos Fiscos Brasileiros”, serão realizados quatro workshops ao longo do dia, com os temas: “Letramento racial”, “Inteligência artificial e setor público brasileiro: uma promessa difícil de ser cumprida?”, “Vamos conversar sobre assédio?” e “Juridiquês: uma língua em extinção?”.