logo PGE 2023 horizontal cor positivo

PGE/RO participa do lançamento da Pesquisa Nacional da Advocacia Pública

A pesquisa promete trazer contribuições importantes para o fortalecimento das instituições jurídicas brasileiras.

Na última quinta-feira, dia 07 de março, a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), representada pelo Procurador-Geral do Estado Thiago Denger Queiroz, marcou presença no lançamento da Pesquisa Nacional da Advocacia Pública. Este importante levantamento, conduzido pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como propósito essencial oferecer uma análise abrangente e precisa do cenário atual da advocacia pública em todo o território nacional.

O anúncio do levantamento ocorreu em um momento significativo, celebrando o Dia Nacional da Advocacia Pública, e promete trazer contribuições importantes para o fortalecimento das instituições jurídicas brasileiras. A realização da pesquisa se dá em parceria com a Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM) e com o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), e a expectativa é que os resultados sejam divulgados em dezembro deste ano, oferecendo insights valiosos que possam nortear políticas públicas e estratégias de aprimoramento para o setor.

A cerimônia de lançamento ainda contou com a participação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, da presidente da ANPM, Lilian Azevedo, da Secretária-Geral da Consultoria da AGU, Clarice Calixto, e da Procuradora-Geral Federal, Adriana Venturini, além de outros representantes da AGU e das procuradorias gerais dos estados e do Distrito Federal, ressaltando a relevância e o alcance desta iniciativa.

O levantamento abrangerá uma ampla gama de aspectos, incluindo estrutura física e orçamentária, governança, recursos humanos, tecnologia e digitalização, bem como a atuação dos advogados públicos. Serão entrevistados membros e servidores das 53 procuradorias dos estados, das capitais e da própria AGU. Além disso, serão utilizadas outras fontes de informação, como dados sobre orçamento público, diversidade e equidade, quadro de pessoal, e informações fornecidas a partir de bancos de dados das procuradorias sobre o acompanhamento de processos.

A PGE/RO enxerga nesta pesquisa uma oportunidade ímpar para aprimorar seus serviços e contribuir para o fortalecimento do sistema jurídico nacional. O compromisso com a transparência, a excelência e a constante busca pela eficiência guiam a participação ativa da PGE/RO neste importante projeto.

PGE/RO – CRP

Compartilhar:

Edit Template