PGE-RO avança em projeto de inteligência artificial para melhorar a gestão de processos.

Ferramenta com inteligência artificial integra o Sistema Kanoê e traz mais eficiência aos processos internos.

A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) segue investindo em tecnologia para fortalecer as políticas públicas e tornar o trabalho ainda mais eficiente. Na manhã da última terça-feira (1), foi realizada uma reunião para discutir o desenvolvimento de uma nova ferramenta: um assistente virtual de inteligência artificial, que será integrado ao sistema de gestão de processos judiciais da instituição.

Essa reunião faz parte de mais uma etapa do projeto Estagiário Digital, lançado em maio deste ano, que busca transformar a rotina de trabalho das equipes jurídicas e administrativas da PGE-RO. O objetivo é promover maior eficiência, otimização de tarefas e acelerar os fluxos de trabalho por meio do uso de tecnologia de ponta.

A nova ferramenta integra o Sistema Kanoê, utilizado pela instituição, com soluções de Inteligência Artificial (IA), reforçando o compromisso da PGE-RO com a modernização, a eficiência administrativa e a atuação jurídica de excelência.

O foco da reunião foi avaliar a viabilidade de implantação de um chat inteligente, que promete trazer mais agilidade e facilidade no acesso a informações e documentos. Com essa tecnologia, será possível “conversar” com o sistema sobre os processos. A inteligência artificial vai ajudar a localizar dados e documentos de forma mais rápida, além de apoiar na elaboração de textos e na organização das informações. Tudo isso será integrado a uma base de conhecimento que ficará à disposição da equipe.

Participaram da reunião o Procurador-Geral do Estado, Thiago Alencar, o Procurador do Estado e líder da OKR do eixo tecnologia da PGE, Francisco Aguiar, o Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Renato Vasconcelos, o Coordenador de Infraestrutura e Redes, Marcos Henrique, e o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Tiago Loose.

Também acompanharam de forma virtual os Procuradores do Estado Fábio Santos, responsável pelo Núcleo de Litigância Estratégica em Matéria Fiscal (NEF) e pelo desenvolvimento do sistema de Dívida Ativa, o Mapinguari, e Leandro Bussioli, Chefe do Núcleo de Avanços Tecnológicos (NAT), além do Técnico em Tecnologia da Informação, Bruno Pinheiro.

Vale lembrar que o chat inteligente é apenas uma das etapas do projeto Estagiário Digital, que também inclui outras ferramentas voltadas à automação de triagem e distribuição de tarefas dentro da PGE.

A reunião representa mais um passo importante no processo de modernização da instituição, com o compromisso de tornar o trabalho mais moderno, eficiente e, principalmente, a serviço da população de Rondônia.

PGE/RO. Proteger Rondônia. Fortalecer políticas públicas.

Texto: PGE/RO – CRP

Confira outras matérias relacionadas ao projeto Estagiário Digital e ao uso de tecnologia na PGE-RO: https://pge.ro.gov.br/2025/05/28/pge-ro-inova-com-estagiario-digital-e-ia-no-sistema-kanoe/

Compartilhar:

Edit Template